Todo profissional que trabalha com desenvolvimento deve conhecer os conceitos básicos de Orientação a Objetos. Esse paradigma, além de fundamental, é utilizado em todo o mercado de software ao redor do mundo. Mas nós sabemos que, na prática, o que vemos espalhado por aí são pilhas de códigos procedurais disfarçados. Neste livro, Maurício Aniche discute como a implementação e o foco no projeto de classes é importante para criar um software de qualidade. Sempre mantendo a característica de escrever um livro com uma didática voltada para o mundo real, você vai entender como moldar e dominar as peças da Orientação a Objetos usando os princípios de SOLID e escrevendo um código mais elegante e fácil de manter. Saia do básico e vire um ninja da Orientação a Objetos aprendendo de forma prática e eficaz as boas práticas do assunto. Os exemplos ao longo do livro estão escritos em Java, porém são facilmente compreendidas por qualquer programador. As discussões fazem sentido para todas as linguagens OO.
Ótimo livro que explica de forma bem prática e didática os principais conceitos da Orientação a Objetos - encapsulamento, coesão e acoplamento - focando em boas práticas, como "Tell, Don't ask" e os princípios SOLID. O grande segredo do livro é mostrar que para escrever um software orientado a objetos não basta sair escrevendo indiscriminadamente linhas e linhas de código. É preciso pensar seriamente no design das classes que formam o software. No final, esse trabalho se paga com um software menos "bugado" e mais fácil de ser mantido e evoluído. Recomendo a leitura para quem quer entender o que é orientação a objetos de verdade.
Excelente livro para introdução ao Solid. Direto ao ponto, exemplos bons e simples. Na conclusão o autor indica livros que com certeza ajudará qualquer um a fixar e aprender mais sobre os assuntos abordados. Altamente recomendado para todos que trabalham com OO.
Um livro direto e muito bem argumentado voltado na aplicação de boas práticas da programação Orientada a Objetos. De um modo introdutório, mas preciso e direto, introduz vários conceitos de OO utilizando exemplos didáticos. Apresenta vário princípios focados no SOLID, assim como algumas práticas a serem evitadas para um código legível e de fácil manutenção. Ao término ficam boas dicas de leituras complementares e que abrangem os problemas abordados no livro de forma aprofundada.
O livro aborda os trechos mais importantes da OO (encapsulamento, coesão e acoplamento) com muita clareza e didática, o tornando muito fácil de ser entendido. Contém vários exemplos e todos são bem simples, ilustrando bem o problema tratado, facilitando ainda mais.
Algo realmente muito interessante é que além dos tópicos mais importantes da OO o livro aborda várias boas práticas (SOLID, Tiny Types, Imutabilidade, etc), exemplifica vários code smells e ainda de quebra dá umas dicas sobre arquitetura e utilização de design patterns, além de deixar muito claro que OO não é tão simples como a maioria dos desenvolvedores dizem.
E não dá pra esquecer de mencionar as leituras complementares que estão no final do livro, que são realmente muito interessantes!
É uma leitura fundamental pra quem realmente está interessado em escrever sistemas orientados a objetos de verdade.
Um livro que vai direto ao ponto, bem claro, que trata de tópicos essenciais para qualquer pessoa que esteja começando a programar ou se aprofundando.
Gostei muito do tom do livro, me senti quase que numa conversa lendo-o. Ele peca em alguns termos de linguagem e o capítulo 11 talvez não agregue tanto a mensagem principal, mas mesmo assim será um livro que recomendarei a quem quiser desenvolver software com qualidade.
Um livro bem didático, simples e curto sobre orientação a objetos e os princípios SOLID. Recomendo para as pessoas que estão dando os primeiros passos na orientação a objetos.
Estou notando um triste padrão com os livros da Casa do Código: o medo de se aprofundar. Orientação a Objetos e SOLID para Ninjas é um bom livro, mas peca for focar sempre no mesmo exemplo (um código simplificado e incompleto de notas fiscais). Os conceitos SOLID são facilmente apresentados em um post de blog; o que os torna difíceis de implementar são detalhes e a complexidade de projetos reais, e isto o livro não traz.
A falta de referências bibliográficas em livro que cita conceitos que o autor não cunhou também é uma falta bastante grave.
Leia um livro como mais um livro sobre boas práticas de orientação a objetos, com algumas dicas em uma leitura rápida - mas não é um livro para se aprofundar.
Um livro conciso, de leitura fácil e ao mesmo tempo bem informativo e cheio de conhecimento. O autor dá uma ótima introdução aos princípios SOLID e fornece um ótimo conhecimento sobre Orientação a Objetos e como podemos fazer um bom design de classes sempre pensando em coesão, acoplamento, herança, composição, etc.
O livro foi de ótima leitura para mim. Consegui aprender bastante com ele e os exemplos de código que o autor mostra são bem intuitivos e fácil de serem encontrados em projetos do nosso dia-a-dia. Para quem já cursou a matéria de OO na faculdade ou já tem uma base legal, eu recomendo bastante esse livro.
Ótimo livro que define muito bem alguns aspectos sobre OO e os explica de forma clara e sucinta, li a alguns anos e pretendo voltar a ler no próximo ano para retomar alguns assuntos, serve também como consulta para aqueles momentos que você se pega em dúvida se o que está aplicando é um item relacionado a SOLID.
Livro bastante interessante. Após a sua leitura, fiquei mais critico e o meu conceito de orientação a objetos mudou bastante! Com certeza vale muito a pena esta leitura, tudo de forma clara, objetiva, direta e com uma linguagem que prende o leitor.
Explicações boas e fáceis de entender, muitas vezes rolou aquele estralo na mente de "Putz, podia ter aplicado isso naquele X cenário". Fortemente recomendado!
Excelente livro, leitura agradável. O autor consegue explicar de forma bem didática e prática as decisões que temos que tomar a escrever nosso código: Entender e pensar nas dependências, quais classes são estáveis e instáveis, como pensar em uma API, como tratar nulos, de quem é realmente a responsabilidade, e etc., todas essas decisões devem ser balanceadas e tomadas com consciência de que nem sempre o código mais flexível é a melhor decisão. O Aniche consegue guiar o leitor nessa pequenas decisões que acumuladas causam um grande impacto no software, o mais importante é que não é xiita em nenhum dos argumentos, como todos os livros que falam e boa práticas/padrões devem ser.
Excelente livro, exemplos práticos e didática muito atualizada. Leitura obrigatória para melhorar qualidade de manutenção de código. Também mostra a flexibilização do SOLID, no qual deve utilizado as sugestões adaptadas ao seu ambiente e dia a dia.