What do you think?
Rate this book
77 pages, Paperback
First published January 1, 1910
“O pai prefere por regra a filha, e a mãe, o filho; a criança reage a esta circunstância com o desejo de estar no lugar do pai, no caso do filho, ou no lugar da mãe, no caso da filha. (...) O mito do Rei Édipo, que mata o pai e se casa com a mãe, é uma manifestação ainda pouco alterada do desejo infantil, a que mais tarde se oporá o tabu do incesto.”
“Antes ainda da puberdade, assiste-se ao recalcamento enérgico de certos instintos, e forças psíquicas como a vergonha, a repugância ou a moral estabelecem-se como guardiões destes recalcamentos. Com a puberdade, a maré cheia do apetite sexual será repreada pelas chamadas formações reativas ou de resistência, que canalização o seu curso para as vias ditas normais e que impedirão o reavivamento dos instintos recalcados. São sobretudo os impulsos coprófilos da infância, ou seja, o prazer associado aos excrementos, que estarão mais expostos ao recalcamento.”
1) an argument for the social barrier against incest, andFinally, Freud introduces "transference", where the patient directs towards the analyst affection, intermingled with hostility, which can be traced "to old wishful fantasies of the patient's which have become unconscious" [5, Lecture 5]. However, this is not restricted to the analyst, and protrudes all social interactions.
2) while the libidinal fixation on the parents must end, the parents are still used as a model for the final object-choice.