Su’s
Comments
(group member since Nov 20, 2013)
Su’s
comments
from the Read-along group.
Showing 1-20 of 1,595

Vou pensar melhor então no formato e nos temas e em breve abrirei o tópico!

Quando ao grupo, já decidi que não vou fazer o desafios no mesmo molde dos anos anteriores. Por um lado não tenho conseguido tempo suficiente, nem para organizar, nem para participar como gostaria. Por outro, as leituras também vão tendo cada vez menos gente, o que acaba por também não me motivar a fazer esse esforço extra.
Como também me custa deixar isto cair no vazio, estou a ponderar abrir um tópico de um desafio para o ano todo, tipo bingo com várias categorias e cada um vai lendo e partilhando ao seu ritmo. Que acham?
Não faz muito jus ao nome "read along" cujo objectivo original era juntar as pessoas para ler em conjunto o mesmo livro, mas sempre permite irmos partilhando experiências de leitura, ainda que com livros diferentes...

Compreendo. Eu gostei do livro, mas também sinto que faltou qualquer coisa para entusiasmar mais. Não é de facto um livro que prende o leitor.

Compreendo. Eu gostei do livro, mas também sinto que faltou qualquer coisa para entusiasmar mais. Não é de facto um livro que prende o leitor.

Compreendo, Tatiana, nem sempre as bibliotecas têm estes livros mais recentes e não tão conhecidos. Não sei se ajuda ou não no teu caso (não necessariamente neste livro, mas fica a ideia para o futuro) mas eu confesso que fiz batota! Comprei o livro para oferecer no Natal com alguma antecedência e aproveitei para o ler com muito cuidadinho para não estragar :D Junta-se o útil ao agradável.
Demorei muito tempo a arranjar um bocadinho de tempo para dedicar à leitura, mas quando consegui, li num instante. Li um pouquinho antes de dormir duas noites seguidas mas dá perfeitamente para ler de uma assentada.
Partilhando então a minha opinião sobre o livro em si... Nem sei bem por onde começar...
Ora bem, vou começar pelos pontos positivos:
- Em primeiro lugar saúdo com alegria o simples facto do livro existir! Há muitos géneros que não é fácil encontrar variedade e qualidade em autores portugueses. Banda desenhada e YA são dois deles, Então só de existir um livro de BD, nacional e com foco no público juvenil já acho excelente. Se ainda por cima é bom e até considero o design original e diferenciado (embora não seja minimamente entendida no assunto), ainda melhor.
- Passa uma mensagem positiva de que é normal na adolescência estarmos a procurar encontrar-nos a nós mesmos, sem nunca ser superficial mas também sem cair em lições de moral ou condescendência. É sem dúvida um livro juvenil porque foca dilemas que nos surgem agigantados nessa fase da vida, porém não devemos confundir o público alvo com o estilo de livros que habitualmente se escreve para esse público alvo. Não tem nada de nada a ver com o estilo YA bestseller norte americano a que estamos acostumados. Não é super fast-paced, repleto de triângulos amorosos e amores para a vida, ou cheio de teen drama. Muito pelo contrário, é diferente de tudo aquilo que já li. É lento, introspectivo, até talvez ligeiramente melancólico, não no sentido de tristeza, mas no sentido mais contemplativo. Além disso, foca-se mais no "eu" do que propriamente nas relações com os outros. Apesar de ser muito fã de romance, acho que se vende tanto aos jovens que tudo se resume a isso, que achei esta abordagem não só refrescante, como necessária em contraponto.
Portanto, com tantos elogios o que é que não gostei? Confesso que não sei dizer nada que objectivamente não tenha gostado, no entanto, a sensação de que faltava algo não me largou o livro inteiro e tive esperança até à última página que a qualquer momento fosse ser recompensada com uma surpresa, algo que me deixasse colada ao livro...só que nunca aconteceu. Cheguei ao fim com a ligeira sensação que a história não tinha realmente "começado", que aquilo era apenas o preâmbulo.
Honestamente não acho que isso torne o livro menos bom. Penso que ou não foi a altura certa (talvez na adolescência me tivesse tocado de outra forma) ou não é o estilo que pessoalmente funciona bem comigo. Racionalmente falando percebo que o livro não se propôs a mais do que aquilo que entregou e que o que entregou tem valor, porém pessoalmente não foi o suficiente para emocionalmente mexer comigo ou me entusiasmar. (view spoiler)
Mais alguém já leu? O que acharam?

Não conheço o livro, mas considero que se o tema te fez pensar nele, é porque pelo menos da tua perspectiva há um alinhamento, então avança :)

Em primeiro lugar, o atraso não foi culpa do livro. Sou mesmo eu que, infelizmente, estou com muito pouco tempo para leituras de momento. No entanto, a verdade é que gostei, mas não me conseguiu cativar totalmente.
Demorei um bocado a entrar no livro, mas acabou por acontecer a meio. Porém, mesmo depois de conseguir captar a minha atenção, não me consegui identificar muito com a protagonista nem com a sua obsessão pela vida na metrópole. Por outro lado, gostei especialmente da relação entre as irmãs, da presença constante dos livros e da forma como a autora fez questão de mostrar a individualidade tanto da Nora como do Charlie, reforçando bastante a mensagem de que estar numa relação não implica abdicar dessa individualidade. Infelizmente, por vezes achei que a preocupação em destacar isso era tanta que a coisa não funcionava de forma orgânica e sentia-se a intenção da escrita, não permitindo às personagens ganhar vida e conquistar-me completamente.
Em suma, foi uma leitura agradável e diferente das minhas leituras mais habituais, mas não extraordinária.

Aproxima-se a época natalícia e para terminar o ano com uma nota de esperança, lê durante os meses de Novembro e Dezembro um livro que relaciones com o tema da paz.
Cada um poderá optar pela abordagem que preferir. Uma visão mais global, ligada à actualidade, à não-ficção, à política, à história, é uma opção. Por outro lado, quem quiser poderá focar-se numa perspectiva mais individual de paz interior, procurando uma leitura que propicie esse equilíbrio positivo.
Para participar basta comentar! Indica o livro escolhido e no final partilha connosco a tua opinião sobre esta leitura. Não te esqueças de atribuir um "+" se gostaste ou um "-" no caso de não teres gostado.
Boas leituras! :)
Participantes:
- Tatiana

- Fran

- Bioquímica da Leitura


Voto nos livros 5, 6 e 8. Portanto está desempatado!
Podem inscrever-se na leitura do Mar Negro!

Espero que gostem e que participem!
- Basta deixarem um comentário abaixo para indicar a vossa participação.
- Para contabilizar esta leitura para o desafio anual têm apenas que deixar um comentário após a leitura, atribuindo um "+" se gostaram do livro ou um "-" no caso de não terem gostado, com uma breve justificação.
Boas leituras!
Participantes:
Su [+]
Tatiana
Fran [-]

Out / Nov / Dez (C): Natureza
Aqui vai também o tópico da leitura individual a decorrer de momento, que me esqueci de por aqui quando o abri:
Set / Out (I): Fantasia
Espero que gostem e que participem! :)

Para a escolher a nossa leitura conjunta para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2023, são propostos para votação os seguintes 10 livros com elementos que remetem para a natureza no título.
1)





6)





- Cada participante pode votar num máximo de 3 livros.
- Basta deixarem um comentário com as vossas preferências (sem ordem).
- Cada um deve votar até dia 14 de Outubro nos livros que tem vontade de ler durante este período.

No geral penso que a ideia é excelente: pegar na amiga imaginária da Anne para quem ela escreve o diário, a Kitty, como personagem principal para mostrar que por todo o mundo hoje em dia há crianças que precisam da nossa ajuda e da nossa compaixão por serem perseguidas ou afectadas pela guerra e que assim como a Anne merecem um futuro. E se já não é possível evitar o trágico desfecho da história da Anne Frank, estas crianças estão a precisar de ajuda agora e vamos a tempo de evitar um desfecho infeliz! Devemos estender-lhes a mão e não erguer muros.
Gostei imenso da parte gráfica e do conceito, no entanto, para mim a execução não funcionou tão bem como eu gostaria. Penso que se gastou muito tempo no início a recontar episódios do diário da Anne. Talvez eu não seja o público alvo e a ideia seja introduzir a história do diário de forma mais lúdica e acessível para um novo público que não o leu, mas pessoalmente achei confuso. Confesso que também não me identifiquei assim muito com a Kitty como protagonista.
No final considero que a mensagem principal acabou por passar e foi uma leitura positiva, porém estava à espera que fosse mais impactante e me tivesse tocado mais profundamente e isso não aconteceu.

Durante os meses de Setembro e Outubro lê um livro que se insira no género de fantasia ou horror.
Para participar basta comentar! Indica o livro escolhido e no final partilha connosco a tua opinião sobre esta leitura. Não te esqueças de atribuir um "+" se gostaste ou um "-" no caso de não teres gostado.
Boas leituras! :)
Participantes:
Fran

Ana

Tatiana

Bioquímica da Leitura


Jul / Ago / Set (C): O Mistério do Comboio Azul [Cores]

Jul / Ago / Set (C): O Mistério do Comboio Azul [Cores]

Espero que gostem e que participem!
- Basta deixarem um comentário abaixo para indicar a vossa participação.
- Para contabilizar esta leitura para o desafio anual têm apenas que deixar um comentário após a leitura, atribuindo um "+" se gostaram do livro ou um "-" no caso de não terem gostado, com uma breve justificação.
Boas leituras!
Participantes
Carla [+]
Ana [+]
Iolanda
Fran [+]
Tatiana [+]