Reviewers/revisores de textos discussion
Revisão de Textos
>
Costumas rever textos?
date
newest »


Revisão é um trabalho chato, principalmente quando as coisas estão mesmo mázinhas. No geral penso que a principal falha é as pessoas escreverem como falam ou, tendo o texto de ser formal, não lhe darem essa cara.
Costumo dar sugestões sobre o que considero errado, claro que depois caberá ao autor do texto decidir, a palavra final é sempre do mesmo.
Calypso wrote: "Bem já revi bastantes coisas, desde textos, trabalhos de escola, manuais para formadores e até posts para blogues...
Revisão é um trabalho chato, principalmente quando as coisas estão mesmo mázin..."
Concordo, já me deram textos horríveis em que temos falar de tudo o que está mal. Já reveste manuais para formadores? Uau
Revisão é um trabalho chato, principalmente quando as coisas estão mesmo mázin..."
Concordo, já me deram textos horríveis em que temos falar de tudo o que está mal. Já reveste manuais para formadores? Uau

Calypso wrote: "Acredita com esse só tive mais noção do que já sabia, as pessoas escrevem demasiado como falam, infelizmente."
É bem verdade. Uma coisa é falar, outra é escrever. O discurso é completamente diferente
É bem verdade. Uma coisa é falar, outra é escrever. O discurso é completamente diferente

Também, durante o meu estágio no 1º Ciclo, revi, juntamente com os "meus" alunos os textos livres realizados por eles. Por acaso, foi uma óptima experiência, tendo em conta que é uma estratégia de trabalho muito interessante. Os alunos passam a ter uma atitude crítica perante os seus textos, respeitando as regras de um texto e da própria Língua Portuguesa. :)
Isto tudo para dizer que sou uma novata nesta matéria. ;)

A primeira coisa que tento corrigir são os erros ortográficos e de pontuação, porque, a meu ver, este tipo de erros corta completamente o ritmo de leitura.
Depois disso (ou simultaneamente), tento encontrar palavras que se repetem demasiado, sugerir sinónimos ou dizer ao autor para ser ele a encontrar outra forma de dizer o que tentou expressar.
Ao longo do texto, escrevo a vermelho e indico zonas em que as palavras têm uma sonância estranha, em que as frases parecem ter falta de sentido, partes em que as descrições podem ser mais elaboradas, ou mesmo coisas que penso estarem só a estorvar a leitura (como descrições intensivas que não ajudam em nada o desenrolar da história e que podem tornar a leitura aborrecida).
Claro que isto funciona melhor quando estou a rever alguma coisa escrita por outra pessoa que não eu.

O que eu mudo fica sempre a vermelho, para que o autor decida por si se vai aceitar a alteração ou não.
Se sim, tentas fazer comentários construtivos e deixá-los alterar o texto ou altera-lo tu própria?
Falando por mim, já fiz dos dois. Uma vez alterei mesmo eu o texto pois ele pediu-me para o fazer - alterei a pontuação, aligeirei o texto para não ter tanta palavra repetida mas tentei nunca retirar a essência do texto e até fiquei satisfeita no fim. Depois ele publicou o texto num site e quis pôr que eu também tinha feito o texto mas eu disse-lhe que apenas revi o texto nada mais.
Também já dei apenas indicações sobre o que achava estar bem ou mal.
Nunca revi livros por me pedirem mas com amigas já lemos todas o mesmo livro e trocámos imperssões. Fazemo-lo constantemente.
E vocês ? Partilhem as experiências ;)