Rogerio Lopes’s Reviews > Por que Ler os Clássicos > Status Update

Rogerio Lopes
Rogerio Lopes is 32% done
Calvino segue nos apresentando textos que são quase que inacessíveis ao leitor comum. Um texto que escancara o quão longe estamos de uma mínima formação literária. O fato de mesmo eu tendo uma bagagem literária considerável sentir o baque só me reforça a impressão do abismo mostrado.
Sep 11, 2025 08:16PM
Por que Ler os Clássicos

2 likes ·  flag

Rogerio’s Previous Updates

Rogerio Lopes
Rogerio Lopes is 17% done
Não há dúvidas de que os textos dessa coletânea tem seu valor, porém provavelmente parte deles se referem a clássicos totalmente fora do radar do leitor comum.
Sep 10, 2025 09:26AM
Por que Ler os Clássicos


Rogerio Lopes
Rogerio Lopes is 9% done
Provavelmente o ensaio que abre e dá título ao livro é o melhor ou um dos melhores do livro. Os que o seguem são reflexões do autor sobre alguns clássicos. A definição de Calvino para o que é afinal um Clássico é sem dúvidas engenhosa e mais abrangente do que se poderia imaginar.
Sep 06, 2025 05:30PM
Por que Ler os Clássicos


Comments Showing 1-2 of 2 (2 new)

dateUp arrow    newest »

message 1: by M. J. (new)

M. J. Eu sou meio antipático com o Calvino fiquei pensando se não é meio elitista esse lance de todo de categorizar clássicos coisas tão inacessíveis (?) – alerta de visão externa enviesada, não sei, tenho medo tanto de cair no academicismo como de negar demais o acadêmico e acabar na ignorância, mas acho que ainda vale o questionamento de quem decide o que é clássico, cânone, modelo, referência, mas ai divaguei agora


message 2: by Rogerio (new) - added it

Rogerio Lopes Então, apesar de nos demais ensaios ele comentar sim alguns clássicos não tão acessíveis por uma série de motivos, no ensaio que dá nome a coletânea ele vai na contramão de uma visão elitista. Ele aponta sim que existe algum cânone e que ele tem sua relevância, mas abre o parênteses de que cada um deve ter o seu próprio cânone. Ele sugere que seria sim preciso ler obras mais robustas para digamos apurar o paladar, mas que os motivos que tornam um livro clássico e mais especificamente o pq seriam um clássico para determinado leitor são muito pessoais. Na real os demais ensaios justificam a lista dele, mas nem de longe defendem uma caixinha fechada ele vai no caminho do meio.


back to top