Publi: Nada sobre IA sem nós: usando a IA em prol da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência

Nada Sobre IA Sem Nós
Proponente: Juliana de Freitas Gonçalves
Região: Sul
Setor: Empresarial
Co-Proponente: Paula Guedes
Região: Sudeste
Setor: Comunidade Científica e Tecnológica
Temas: Universalidade
Muito se fala dos riscos do uso da IA não regulada, especialmente na exclusão de grupos vulneráveis. Porém, a tecnologia tem elevado potencial de atuação em prol da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, seja ela visual, auditiva, física ou intelectual. Logo, o objetivo central do painel é discutir a IA a partir do princípio da beneficência ao pensar a tecnologia como ferramenta estratégia para a inclusão de pessoas com deficiência em uma sociedade que tende a excluí-las.
Transmissão Online
Palestrantes

Filipe Russo (UPC)
Filipe Albuquerque Ito Russo é uma pessoa com deficiência física oculta, indígena e agênere de Manaós, vivendo atualmente em Barcelona, autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto e Asfixia. Mestrande em Ciência de Dados com ênfase em Big Data pelo programa Erasmus Mundus da União Europeia nas instituições ULB, UPC e UniPd. Revisore no periódico científico Revista Neurodiversidade e editore do blog SupereficienteMental.com.

Juliana Gonçalves (Grupo Boticário)
Formada em Comunicação Digital pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e pós-graduada em Design de Interfaces Acessíveis (UX e Acessibilidade Digital) pela PUC-SP. Atua como UX e Product Designer há mais de 10 anos, mas atualmente trabalha focada como Especialista em Design Inclusivo no Grupo Boticário. Já foi bolsista do Programa Youth do CGI.br por 3 anos – 2016, 2018 e 2019 –, participando de fóruns nacionais (FIB) e Internacionais (IGF). Foi no FIB de 2018, onde assistiu duas palestras com o tema de acessibilidade, que se apaixonou pelo assunto e transformou a acessibilidade em objetivo de vida profissional.

Maria Villela de Souza Ferreira (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região)
Maria Villela é bacharel em Direito, graduada pelo Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais – IBMEC. Publicou premiado artigo na obra Estudos contemporâneos das ciências criminais na defesa do ser humano: homenagem a Evandro Lins e Silva, e atualmente é servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

Priscila Siqueira (Vale PCD)
Mulher apaixonada por promover mudanças significativas. Pessoa com deficiência, bissexual e formada em Psicologia. Fundadora e CEO do Vale PCD, uma ONG voltada para a inclusão de pessoas com deficiência que são LGBTQIA+, onde o compromisso com a diversidade e inclusão levou a ser reconhecida como LinkedIn Top Voice.

Reinaldo Ferraz (NIC.br)
Formado em desenho e computação gráfica e pós graduado em design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Trabalha com desenvolvimento web desde 1998. Coordena as iniciativas de acessibilidade na Web do NIC.br e projetos relacionados a Open Web Platform, Digital Publishing e Web das Coisas. Representante do NIC.br em grupos de trabalho do W3C internacional em Acessibilidade na Web, Digital Publishing e Web das Coisas. Também coordena o grupo de trabalho da ABNT responsável pela norma técnica para acessibilidade em aplicativos de dispositivos móveis, ministra curso de extensão na PUC-SP sobre Design de Interfaces Acessíveis e é autor de quatro livros, sendo dois deles sobre Acessibilidade na Web.
Moderação

Paula Guedes (Artigo 19 Brasil / Núcleo Legalite da PUC-RJ)
Advogada de direito digital. Doutoranda em Direito e Inteligência Artificial pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. Pesquisadora do Legalite PUC-Rio. Certificada em AI Policy (Advanced) pela Center for AI and Digital Policy. Assessora plena do Programa de Ecossistemas de Tecnologias da Informação e Comunicação da Artigo 19 Brasil e America do Sul.
Relatoria

Isabela Inês Bernardino (Advogada Autônoma)
É advogada e mediadora humanista. Pós-graduada em Governança e Regulação da Internet pela Universidade de Mendonza e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi pesquisadora no Instituto Vero e no Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec), com foco nos estudos sobre infância e juventude nas redes sociais, bem como na produção de mídias. Foi bolsista do Programa Youth do CGI.br em 2019. Foi fellow no Summer Institute da BKC na Universidade de Harvard. Participante do Youth Observatory, Internet Society.
Fonte
Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2024, 23 de maio). Nada sobre IA sem nós: usando a IA em prol da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Fórum da Internet no Brasil. https://fib.cgi.br/agenda/3594